16 de jun. de 2008

Segunda em Cannes

Cannes comecou neste domingo. Tempo bom, nada muito quente. Muita gente, cidade bastante cheia. No entanto, pouco movimento no Palais. Poucas exibicoes de longlist de filmes programadas e alguns seminarios ainda nao muito interessantes. (Um parenteses: me perdoem o texto sem acentuacao e etc, pois o teclado em frances eh um caos).
No entanto, hoje eh segunda aqui. E o Palais jah ganha seu ritmo tradicional. As salas de exibicao comecam a ficar cheias.
A grande expectativa para esta manha era a categoria de 'Alcoholic Driks'.
Acabo de ve-la por completo. Quase duas horas de long list. E, acreditem: para a minha decepcao, e a da plateia tambem, expectativa frustada. Aquela que costuma ser uma das categorias mais interessantes no long list de filmes, categoria que jah foi responsavel por GP de filmes, nao esteve este ano tao bacana assim. Muita coisa fraca. Dinheiro jogado fora em producoes caras e sem ideia. Assim como a plateia, esperei um a um aquele grande comercial. E nada.
Um fato interessante para nos, brasileiros, refletirmos: acho que nenhum, sim, nenhum comercial brasileiro de cerveja estava inscrito. Para um mercado que tem a categoria 'Cerveja' como uma das que mais produzem, isso definitivamente nao eh bom. Na verdade, eh sintomatico. Significa que nossa 'melhor' categoria interna nao consegue competir em uma das melhores categorias do Festival. Se bem que isso nao eh de hoje. Enquanto os comerciais de cerveja brasileiros forem mulheres sambando, de bikini, sol e areia, o resultado serah sempre este. A velha historia: cultura nacional X conceito internacional.
E o long list seguia.
Jah quase no final, uma bela surpresa. Tres ou quatro filmes da DDB Chicago salvaram a manha. Uma campanha para a Bud Light, que tem praticamente um ator e uma palavra: 'Dude'.
Foi unanime, a plateia aplaudiu e acho que dali sai um leaozinho. Os filmes sao um otimo exemplo de direcao de ator, de interpretacao, pois o rapaz somente se expressa com 'Dude', nas mais diversas situacoes. Eh divertido, tem uma ideia forte. Se nao me engano, tem um endereco na web, que eh www.dudemadness.com. Quem se interessar, acesse lah e veja se tem os comerciais. Vale a pena.
Bem, fico por aqui por enquanto, mas volto assim que der. Sigo para ver em seguida 'Restaurants and Fast Foods'. Dou noticias. Vcs, daih, se quiserem comentar, perguntar ou qualquer outra coisa, estou a disposicao. Abcs, Augusto.

3 comentários:

Anônimo disse...

A proposito: nao vou escrever aqui sobre resultados, short list e etc, pois isso todo mundo encontra na web.

Dan Zecchinelli disse...

Tome uma 1664 (gelada, se achar) ou uma Leffe Blonde (aí pode até ser só fria mesmo) por nós. Abs!

Daniel Gouvêa disse...

Gostaria de ouvir comentários sobre Ego, Glamour, Futilidades, consumo e etc.

Abraços,

Daniel