10 de jun. de 2010

Enquete

Caros Colegas,

Há muito tempo, quando o Blog Reunião do Clube começou, fiz uma enquete para saber se deveríamos ou não ter espaço para comentários. Na época, ficou decidido que continuaríamos com eles. Hoje, recebo este apelo, que me fez pensar em uma nova enquete. Taí o texto para vocês refletirem:

"Marina,

Acaba logo com os comentários do Blog. Já passou da hora. O nível do blog está deprimente. Somos um mercado sem clube de criação, não temos a mínima organização institucional e ainda por cima ficamos mastigando uns aos outros no blog que mais exibe os nossos trabalhos. Essa guerra de egos aqui tá fedorenta. Precisamos ser mais profissionais pessoal. O que há com vocês? Somos vistos pelos outros mercados como o que?! Um bando de publiciotários, que adoram meter o ferro no trabalho dos outros?! Ruim ou não, quem se ferra é quem faz. Vamos pensar pessoal, vamos ser sensatos, vamos parar com essa baixaria ridícula. Marina fecha os comentários, faça isso pela sua profissão. Vamos tentar melhorar as coisas pra gente pessoal, vamos parar de querer ir pra São Paulo pra ganhar dinheiro e vamos mostrar que as contas podem vir pra cá e que podemos ser bem maiores do que acham que somos. Nego ruim é nego ruim e vai sobrar, o que é bom vai ficar. Todo mundo tem direito de botar a cara a tapa ou não. Isso aqui ainda é a internet gente. Marina, fecha esses comentários improdutivos, essas babações, esses ataques, essas invejas, essas palavras futeis e desnecessárias que preenchem o nosso Reunião do Clube de imbecilidades. Nem diretor de criação, nem estagiário, nem ninguém tem o direito de denegrir a imagem do nosso mercado, falando mal de quem está tentando alguma coisa. Vamos parar com essas picuinhas pessoal e vamos crescer. Vamos ser fortes. Olha o pessoal da Web. Encontros, blog forte, palestras. E nós?! Cadê?! Estamos aqui nos matando enquanto poderiamos estar fortes e institucionalizados?! Cadê o presidente do nosso clube de criação?! Cadê o nosso clube de criação?! Que bela bosta nos somos. Eu, você e o otário quem nem anonimamente fala o que realmente precisa ser dito. Rezo para que nossa publicidade não morra de fome."

Autor: Verdade (comentário no post da Grávida)

23 comentários:

Waldemar França disse...

Acho que tem gente que passa dos limites.
Falar o que se pensa escondido atras de
um nick falso é fácil, mas os comentários
são um termômetro, as vezes não são exatamente
o que queríamos ouvir. Existe alguma maneira das pessoas se cadastrarem com seus nomes verdadeiros?
Taí uma discussão acho que até mais democrática.
A internet não é lugar pra censura, e as críticas são
muitas vezes um instrumento importante pra se achar um caminho. Quem posta deve saber que esta sujeito a isto. Sou a favor dos comentários.

Unknown disse...

Sugiro um moderador.
Mas ele deve ser democrático. Imparcial.
Mesmo que existam comentários críticos ou de elogios, deverão ser "postados". Mas com conteúdo.

Sandro Martini disse...

Se for pra votar, eu espero que os comentários continuem.

O Ads of the world é um blog na mesma linha. Todo mundo mete o pau e tem mta coisa ruim também.

Mesmo assim, as pessoas continuam postando, inclusive as agencias grandes.

Waldemar França disse...

Só mais uma coisa. Se tivéssemos nosso anuário, os Blogs talvez nem fossem necessários. Ou seriam apenas um meio de troca de informações.

Propaganda S/A disse...

Acredito na liberdade de expressão, seja de cara limpa ou atrás de uma imagem pixelizada. Quem se expõe sempre está sujeito a palmas ou vaias, e esse é o interessante dos blogs.

Sou a favor dos comentários. E também sou a favor da organização dos criativos de propaganda. Acho que o Clube de Criação precisa voltar, e trabalhar de uma forma efetiva para amadurecer o mercado.

Inclusive tenho uma sugestão. Já que o presidente anda tão ausente, se é que ainda existe um, sugiro um novo presidente, ou melhor, no caso uma presidente: a Marina Camelo. Que com a simples idéia desse blog, fez a coisa mais organizada desse mercado.

O presidente não precisa ser um diretor de criação, ou alguém famoso. Precisa ser alguém de atitude, e boas idéias. Como a Marina nos mostrou que é com esse blog.

Junto dela temos diversos bons profissionais que poderiam ajudá-la na organização e desenvolvimento desse Clube.

Marina para Presidente! (não a Silva, e sim, a Camelo)

Guilherme Lemos - Redator disse...

Voto nos comentário e também gostaria de saber se é possível permitir somente o comentário de pessoas com nomes verdadeiros. Esconder-se atrás de uma "imagem pixelizada" para criticar alguém é covardia. Quero ver se essa turma tem coragem de detonar um trabalho da Filadélfia, Perfil, Tom... com os nomes verdadeiros.

A internet é isso, o blog é pra dar a cara. O problema é quem prefere dar outra coisa, escondendo o rosto.

Enfim, sou a favor sim dos comentários, das críticas e sugestões desde que sejam de pessoas reais.

Hellen disse...

Esse blog foi uma ótima oportunidade para as agências mostrarem o que têm feito, uma vez que nossas veiculações são tão pequenas,que na maioria das vezes não acompanhamos o que nossos colegas têm criado. Mas acho, sinceramente, que a coisa ficou muito pessoal, e que talvez seja uma questão de maturidade mesmo do mercado. No Ads of the world os comentários são imparciais, as pessoas comentam sem pensar nas agências, ou nos profissionais que fizeram. Aqui não tem disso. Sou à favor da democracia da publicação das campanhas. Boas ou ruins, merecem estar no blog. Criar um blog onde as pessoas têm receio de postar porque não querem uns codinomes criticando, é que é triste. Deixa todo mundo postar o que quiser! E sem medo de ser feliz! Assim pelo menos podemos admirar ou não as peças, comentar com o dupla ao lado e pronto, beleza. Sem stress. Portanto, eu acho que os comentários são desnecessários. Sinceramente. Isso aqui não é um julgamento de nada. E quem é um tal de "acorda" pra dizer o que é bom ou não? Esse blog tem que ser uma navegação feliz e um canal pra gente passear enquanto pensa no job que está na mesa, e não um campo de batalha.
Precisamos mesmo é de nos unir por uma propaganda boa. Seja na nossa agencia, seja na agência do colega. Afinal, é tudo Minas Gerais.
Abraço a todos,
Hellen

Asdrubal Cumpleaños disse...

Concordo com todos que acreditam que o mercado precisa se unir mais. Minas sempre foi precursora de novas ideias, fábrica de talentos pro país e pra fora. Sei que os profissionais daqui pensam grande. Equívocos à parte, também penso que está na hora do nosso clube de criação voltar com força. Sobre o blog, não é um anuário. E a gente ta cansado de saber que no país do futebol, todo mundo é juíz. Mas respeito às pessoas nunca fez mal a ninguém. Quem trabalha com comunicação tem que saber medir os caracteres. E o planeta continua girando...Falando nisso, não estaria na hora de virar nossa mesa?

marcia disse...

Proibir que as pessoas se manifestem? Meio contra-mão da história, não? Voto pela permanência dos comentários pelo simples fato de ser democrático. Não dá para fechar esse canal porque tem gente que não sabe usá-lo, assim como não dá para acabar com as eleições diretas porque tem gente que não sabe votar. E voto também pela Marina Camelo presidente (adorei essa idéia).
Márcia Lima

Waldemar França disse...

As empresas cada vez mais usam as redes sociais para
saber a opnião dos seus consumidores em relação a
elas. Não preciso falar disto já que aqui está cheio de especialistas.
Vendemos isto para nossos clientes e quando chega nossa vez não
conseguimos fazer nós mesmos. Os comentários são
importantes sim, isto é um caminho sem volta.
As pessoas querem expor cópias de campanhas e saírem ilesas,
achando que os colegas não tem acesso a informação.
Bebemos todos da mesma fonte. Tirar os comentários é se esconder atrás
das montanhas, mas ainda acho que deve existir uma maneira de
se postar comentários apenas com nomes verdadeiros.
Hoje, qualquer um pode entrar no twitter e falar da Coca Cola ou
expressar sua opinião sobre um artista etc. Porque tem que ser diferente
aqui? Porque um ex-funcionário de uma ex-agência foi criticado?
Porque criticou em público ou porque a Filadélfia teve comentários
negativos? Houve comentários positivos tb, aliás, se fizerem um balanço neste blog inteiro ,
vão ver que foram muito mais positivos do que negativos até hoje. Isso só foi possível
porque aqui é um espaço democrático onde as pessoas expõe suas opiniões e
seus trabalhos. E muitos deles nem seriam conhecidos se não fossem por este blog.
Com esta mídia secreta que temos aqui em BH, ninguém vê nada de ninguém.
Temos que amadurecer sim, mas sem se esconder.

Marina Hermont Camelo disse...

Obrigada pela torcida, gente. Mas não é pra mim esse cargo. O que acho é que esse espaço pode ser melhorado. Alguém tem alguma sugestão para isso? Alguma instituição gostaria de apoiar o Blog para que ele vire um portal? Isso me interessa e muito! Semana que vem realizarei oficialmente a enquete para decidir sobre a liberação dos comentários. A hora de debater, trocar ideias e argumentar é agora.

Stefano Maglovsky [stemamo] disse...

Na boa, se eu fiz uma observação sobre um ad parecido com outro, que rola direto aqui etc e causou um certo problema ou dsconforto ok, acho que é normal. Mas receber um email desses na minha caixa, de mais algum otario que nao tem a coragem de se mostrar, homofobico e segregador é demais. Este é o nivel mesmo dos profissionais aqui?

Velho com esse bafafa você queimou seu filme. BURROOOO! Paulista BURROOO convencido. Seu trabalho é ruim. Essa fotinho de barriga é mais batida que tudo, você tinha de ter vergonha. Paulista viado volta pra sua terra e vai tentar a vida la hahahahahahaha não vai conseguir nada!!!! Odeio nego convencido! Publicitário de merda! Aprende a layoutar la na sua terrinha e volta pq nem aqui tu da conta. VIADO

Email fake do sujeito:
luciferpunk@bol.com.br

Robson Santos disse...

MARINA PRESIDENTE.

Propaganda S/A disse...

Marina para Presidente!

Stemano para a escola!(pra aprender fazer layout)

Jesus tem Poder disse...

Um moderador imparcial, com bom senso.

Unknown disse...

Será que é muito complicado termos um Clube de Criação MG como o de SP?

O sindicato poderia dar uma força num recomeço?

Quem sabe não role uns encontros com quem esteja interessado em ajudar!

Alex Silva disse...

Eu também concorco com um Clube de Criação.

Anônimo disse...

Marina,

antes de mais nada, parabéns pela iniciativa do blog. Nunca te falei isso mas ainda vale registrar. Fazia tempo que o mercado precisava de um meio mais dinâmico, moderno e, principalmente, sem compromisso com grupos e/ou agências.
Mesmo já distante do mercado mineiro por quase 2 anos, eu o acompanho com freqüência.

Acho que o sucesso do blog é enorme. A prova disso é que a maioria das agências marca presença aqui, apresentando seus trabalhos. Mas, se me permite o palpite, o problema que você relata - ser a favor ou não de posts - não acho que seja o ponto central da questão.

Primeiro, porque vai na contramão do mundo. A internet é colaborativa em sua essência. Portanto, sou a favor do blog aberto, com direito a comentários. Internet é assim. Se você coloca a cara na vitrine, está sujeito a elogios e também a críticas, sejam elas construtivas ou destrutivas, como de fato acontece. Porém, arrisco a dizer que, se você eliminar os posts, a audiência do blog cairá.

Acho que a questão é maior, fruto de um fenômeno que acontece no mercado mineiro e que vira uma bola de neve mais ou menos assim: cada dia mais, as agências têm dificuldade de dar visibilidade ao seu trabalho. Isso é frustrante, claro. Então um blog como este, com audiência, vira a "grande mídia" de muita campanha. "- Posta lá pra todo mundo ver o que a gente fez!". Na outra mão, está cada dia mais difícil encontrar o tal "job bom" dentro das agências. Ele está em extinção, e isso é frustrante também. Se todo mundo tivesse mantendo uma média de "job bom" por mês, talvez houvesse menos crítica ao "job médio" do vizinho.

A conseqüência disso são comentários muitas vezes maldosos feitos por perfis falsos, mas que, sinceramente, não me preocupam. Justamente por entender suas origens - frustrações pessoais.

Enfim, a proposta do blog é super válida, deve continuar e poderia ser amplificada se:

- o Clube de Criação retomasse suas atividades de forma definitiva, produzindo não só o anuário mas também discussões que contribuíssem com o mercado mineiro;

- nós, profissionais de criação, dedicássemos menos energia com exercícios criativos e mais em como realmente fazer dinheiro para seu cliente e para seu patrão. Os tempos mudaram. Nada contra fantasmas e afins. Mas se ele vira rotina, lembre-se que de nada vale uma pasta linda num mercado de m*. Onde você vai trabalhar?

Agora, quanto a quem está por trás destes perfis falsos, todo mundo sabe. O assunto corre solto em mesa de bar. Os nomes também. É igual aquele casal que está começando um "affair" e jura que o mantém escondido. Todo mundo já sabe, mas eles têm a certeza de que estão continuam anônimos, escondendo algo.

Não vamos nos preocupar com isso. O mundo é assim: para ter gente boa tem que ter gente ruim. Para ter vitorioso tem que ter perdedor. Para ter gente de coragem tem que ter bundão.

E que cada um escolha seu caminho.

Abrao a todos,

Augusto Coelho.

Daniel Arthur disse...

Louco isso. A última peça foi postada há sete dias atrás. De lá pra cá nenhum job bom em nenhuma agência?

Propaganda S/A disse...

Falou o dono da boca.

Waldemar França disse...

Filadelfia, uma agência única.

Autor disse...

Esclarecimentos Campanha AA

Em relação a certos comentários sobre a campanha do AA criada pela Filadélfia, a agência gostaria de prestar alguns esclarecimentos.

A campanha foi baseada em um conceito criado pelo artista americano Brock Davis. É importante ressaltar que diversas campanhas são feitas a partir de outras obras, sejam fotos, filmes, etc. Este expediente já foi usado por várias agências, como nestes exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=ikkg4NobV_w
http://www.youtube.com/watch?v=yM10iDxE0_k
http://admeister.files.wordpress.com/2007/04/almapbbdo.jpg
http://ccsp.com.br/novo/pop_pecas.php?id=20026

Não há nada de anti-ético no uso publicitário da idéia, desde que autorizado pelo artista. A Filadélfia entrou em contato com o Brock Davis que, gentilmente, cedeu a campanha. Segue trecho do e-mail recebido pela agência:

“I have not used that concept for a client.
I would not mind you using the concept for your execution.

I appreciate you writing and asking for permission to use this idea. Most creatives would probably just do it and not ask.
So thank you.

Good luck with the campaign.
Brock"

Vale ainda ressaltar que fomos a única agência no mundo a pedir autorização para a utilização do conceito criado por Brock Davis. Se outras agências utilizaram a ideia, foi à revelia do artista.

Filadélfia Comunicação

Jean Gontijo disse...

Eu tenho a solução para o problema.
Se chama Intense Debate.
É um aplicativo que você adiciona facilmente ao blogger que permite que as pessoas votem nos comentários dos outros.
Vários sites já o adotaram justamente pra resolver este tipo de problema, e funciona.
O aplicativo coloca também uma janela lateral com o ranking dos melhores comentaristas.

http://intensedebate.com/

Se vocês querem um exemplo dele funcionando visitem o site http://www.gizmodo.com.br